quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Uma reflexão sobre o momento político brasileiro e a educação

Vivemos hoje um turbilhão de acontecimentos importantes e relevantes no cenário nacional. A política nacional está implodindo e explodindo simultaneamente.
Os noticiários falam de crimes, investigações, prisões, delações (colaborações) e é claro, agora, das paralimpiadas.
Todas essas questões são extremamente importantes e necessárias na discussão nacional, mas, e esse é um "mas" muito temeroso, outros assuntos tão importantes quanto estão ficando à margem sem que decisões importantes sejam tomadas, ou o que é pior, as decisões estão sendo tomadas à revelia da sociedade organizada.
Falando especificamente sobre a área de minha atuação, a educação, nada se tem visto nos últimos meses de avanços importantes para esse setor. O MEC que é o responsável máximo por propor e efetivar a modernização da educação está, simplesmente, estagnado no tempo.
Dezenas de instituições de ensino superior aguardando autorizações e portarias que não são publicadas, cursos carecendo de reconhecimento, projetos importantes totalmente parados e engavetados.
Volto a dizer, todas as questões são importantes, mas uma não pode preterir da outra. Não podemos parar o país até que a política assente ou os políticos resolvam voltar a tratar de outras questões que não sejam exclusivamente as de cunho pessoal e partidário.
Pode parecer um eco essa minha voz, mas vou ecoar enquanto eu entender que é necessário: SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ PAÍS ORGANIZADO E LIVRE DE MAZELAS.

Prof. Charlie

Nenhum comentário:

Postar um comentário